CAUSA QUE APOIAMOS

logoAPELA3br

ELA
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e ainda sem cura, que afeta mais de 70 mil pessoas em todo o mundo e cerca de 800 em Portugal.

A ELA provoca a perda progressiva da funcionalidade e autonomia.

Afeta a mobilização dos membros (superiores e inferiores), a fala, a deglutição e a respiração, em proporções variáveis. Os primeiros e mais frequentes sintomas e sinais da doença são a fraqueza e a atrofia muscular.

Normalmente, tem início no segmento distal dos membros (mãos e/ou pés). No entanto, em cerca de 30% dos doentes, a apresentação inicial manifesta-se pela perturbação da articulação verbal.

As cãibras e fasciculações são comuns. Pode surgir dificuldade para engolir (disfagia), da qual resulta a sialorreia (aumento da quantidade de saliva na boca, por vezes, com aparecimento de baba). Os músculos dos membros inferiores ficam com maior rigidez (espasticidade), levando a limitação da mobilidade.

APELA
A nossa Missão
Ajudamos e acompanhamos as pessoas com ELA, os seus cuidadores e as suas estruturas de apoio, com um leque alargado de serviços que contribuam para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Promovemos a divulgação da patologia, no sentido de aumentar a informação sobre a importância da doença, visando conseguir mobilizar a sociedade para a luta contra a mesma.

Colaboramos, através de apoios específicos, com projetos de investigação científica que tenham como objetivo trazer um maior conhecimento sobre possíveis tratamentos que, em última análise, alcancem a cura.

A nossa Visão
Tornarmo-nos a entidade de referência em Portugal, promotora da divulgação e conhecimento em torno da ELA, bem como sermos reconhecidos enquanto instituição cujo compromisso é a melhoria continuada da qualidade de vida dos portadores da doença.

Link para a página Como ajudar a APELA:
https://apela.pt/page/30/como-ajudar-a-apela
IBAN APELA - PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6

Contactos:
Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica
Rua Al Berto, Lote 18, Lojas A e B, Olaias
1900-918 Lisboa
T. Lisboa: 21 849 17 56 | 968 356 350
T. Porto: 933 621 400 | 924 398 050
De 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 17h00
E. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
f. apela.ela.portugal
www.apela.pt